O ano? 2015, e um grupo de amigos é desafiado pelo professor Augusto, a correr 25km da zona urbana à zona rural na cidade de Petrolina-PE, Josemar Lopes (Dó), Antonio Marcos (tonico), Edvania, a primeira mulher a correr a prova, Edson Amaro, Jamson Torres, que foi de bicicleta e outros dois convidados. foram 8 atletas que deu início a esse evento. E no final do percurso um café da manhã bem típico do nosso interior no bar e restaurante Lava Figo do amigo Elson, galinha de capoeira, bode ,cuscuz, tapioca, suco e café com leite. Esse foi o grande troféu dos corredores.
No ano de 2016, surgiu um desafio entre o corredor Dó, que já tinha participado no primeiro ano e o estreante Josivan (Josa), e foi aí que batizei o desafio de Longão São Capim, pois, a proximidade da corrida mais antiga e famosa do nosso Brasil a São Silvestre, estava a poucos dias de realizar mais uma edição. E aí, já contávamos com mais atletas, foram 12, inclusive o doutor Silvio Rosendo que está até hoje e alguns espectadores para ver o campeão do desafio entre Dó e Josa. Neste ano foram confeccionadas medalhas em MDF.
+ Mais
- Aconteceu no último domingo (19) mais um treino de reconhecimento dos percursos para o IV XCM Nilo Bike de MTB
- Gustavo Oliveira e Francisca Lima sobem ao pódio na VI Meia Maratona da Fruticultura Irrigada em Petrolina
- Casa Nova é destaque no número de atletas inscritos na VI Edição da Meia Maratona da Fruticultura Irrigada
- Atletismo: VI Meia Maratona da Fruticultura movimenta o Vale do São Francisco no próximo domingo (05)
- Prefeitura de Juazeiro abre inscrições para a 37ª Meia Maratona Tiradentes
No ano de 2017, já foram 25 atletas, as medalhas foram confeccionadas de metal, e além dos corredores, o desafio começou a atrair familiares e amigos dos atletas para ver o campeão e degustar um café da manhã bem típico do nosso sertão. Nesse ano as pessoas de Jeferson ( Cabeça de Coco) e Rosemberg se
fizeram presente e tá junto até hoje. E outras pessoas se juntaram a essa festa.
A brincadeira foi ficando gostosa e passamos a organizar ainda mais, fazendo camisas, medalhas e troféus para os três primeiros colocados e também para a equipe campeã, pois, nesse ano de 2018, a começou a disputa entre a equipe da cobrinha (Dó) e a equipe do homem das pernas curtas (tonico). A equipe de tonico foi tri campeã, 2018, 2019 e 2020.
Em 2019, levamos 37 corredores inscritos, pois tinha um tempo limite para poder confeccionar as camisas, mas foram mais de 40 pessoas que participaram, fora os torcedores. Em 2020, ano de pandemia, realizamos a 6ª edição do Longão São Capim, com 51 atletas inscritos e quase setenta corredores. foi realizada no dia 6 de dezembro, pois, pela primeira vez existia uma probabilidade de haver 2º turno para prefeito da cidade por conta do números de eleitores.
Agora em 2021, faremos a 7ª edição do Longão São Capim, com 100 atletas inscritos, na sua data tradicional que é o último domingo de novembro. os corredores terão direito a camisa do evento, a medalha de participação e troféu para os três primeiros colocados, o tradicional café da manhã e sorteio de uma bicicleta de alumínio aro 29 e dois kits de perfumes Boticário.
Por Tonico Runner