casa nova bate recorde de vacinação em só dia, e imunização completa contra covid-19 chega a ultrapassar os 28%

O município de Casa Nova avança no número de pessoas imunizadas com a abertura da cobertura vacinal para as pessoas acima de 18 anos. Na última segunda-feira (16) foram vacinadas 1696 pessoas com a primeira e segundas doses, sendo que a maioria foi a primeira dose. No dia seguinte foram imunizadas 787 pessoas.

Anúncios

Com esses números o município atingiu a marca de 28,49% da população completamente imunizada com as duas doses ou com vacina de dose única. Com os números da vacinação adiantada Casa Nova apresenta melhoras significativas nos indicadores de combate a pandemia. Há 44 dias que o município não tem pessoas internadas em decorrências da covid-19, até o fechamento da reportagem 17 pessoas estão infectadas e me isolamento domiciliar.

Porém o sinal de alerta deve estar sempre ligado, pois o vírus ainda não está controlado e a pandemia ainda não mostra que vai terminar de um dia para a noite. Ainda existe os riscos provocados por novas variantes, que surgem a todo o instante. A imunidade de rebanho deve ser atingida quando os números de vacinação ultrapassarem o valor estimado em mais 70%.

+ Mais

Veja o que disse a imunologista Chloé Pasin, da Universidade de Zurique ao El País “o limiar de imunidade coletiva é calculado em função de vários fatores. Fundamentalmente, depende do número reprodutivo, ou R (quantos casos secundários provoca, em média, uma pessoa infectada). Quanto mais alto for, mais pessoas precisamos imunizar antes de nos beneficiarmos da proteção de grupo. Portanto, o limiar exato é diferente para cada doença. “O sarampo tem um número reprodutivo muito alto, entre 12 e 18, por isso é preciso vacinar uma parte muito importante da população, em torno de 95%”, o limiar de proteção de grupo é afetado pelo nível de transmissão comunitária a cada momento, que pode aumentar à medida que as restrições são flexibilizadas.

Partindo dessa lógica, os 28,49% de pessoas totalmente atingidos com a imunização está muito longe dos 70%, e se levarmos em consideração que a Variante Delta tem um poder de infecção similar ao da Catapora (Varicela), ou seja, caso esta variante se torne predominante mais pessoas devem ser vacinadas e o índice sobe dos 70% para indicadores de imunização entre 80 a 94% da população.

Anúncios

O que isso quer dizer? Que apesar do bom andamento da vacinação, as medidas e os cuidados básicos contra a covid-19, não devem ser esquecidos. Dos 23148 mil casa-novenses entre 18 e 59 anos de idade, 21139 mil tomaram apenas a primeira dose. Com a primeira dose 36725 já foram imunizadas ao todo, e 14353 foram tomaram as duas doses ou vacina de dose única, que completa o ciclo vacinal. As mulheres são 27024 do total de imunizações.

O que dizem os infectologistas a respeito da vacinação? Que é de extrema importância a necessidade de completar o ciclo com as duas doses, caso tenha tomado as vacinas da Sinovac/Butantan/Coronavac, da Pfizer, da Oxford/FioCruz e completar a proteção que cada vacina tem. A imunização com a Janssen (dose única) se dá após 21 dias da aplicação do imunizante. Portanto olhe a data marcada para a segunda dose e vá ao posto de vacinação completar sua imunização. E caso tenha alguém da família que ainda não foi imunizado, o convença da importância da vacinação.

Reportagem e edição de Arnaldo Jr.

Os dados referentes a vacinação estão disponíveis no site Localiza SUS pelo portal https://qsprod.saude.gov.br/extensions/DEMAS_C19Vacina/DEMAS_C19Vacina.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s