Diante das especulações sobre a presença de torcedores não residentes no Japão a presidente do Comitê Organizador da Tóquio 2020 Seiko Hashimoto, disse que uma decisão oficial será tomada em 25 de março.
Em reunião conjunta entre autoridades locais, o Comitê Organizador e o Comitê Olímpico Internacional foi decidido que a medida de aceitar turistas nos jogos deve ser tomada o quanto antes, bem como as medidas para que eles possam ser aceitos no país anfitrião. Veja o que disse a presidente do Comitê Organizador:
– Não é sobre ser difícil ou não (receber estrangeiros), é sobre se levaria a Jogos seguros para os cidadãos japoneses, pois esta é nossa prioridade. Espectadores estrangeiros e nacionais querem ver os Jogos, mas a segurança precisa ser mantida ou a indefinição é um fardo no aspecto mental. Este é um ponto que realmente precisamos levar em consideração – disse Hashimoto.
A presidente do Comitê acrescentou que a definição com esta antecedência também é importante para o planejamento da rede hoteleira e de transportes do país, e garantiu que as decisões serão tomadas com base em análises de infectologistas renomados.
Na reunião não foi discutida a possibilidade da entrada de turistas já vacinados. Hashimoto viu com bons olhos essa possibilidade, porem ainda será discutido em próximas reuniões.