A bicicleta vem ganhando cada vez mais adeptos, seja para trabalhar, fazer exercícios ou competir. Só que muitos dos seus usuários não fazem uso de equipamentos básicos de segurança, que auxiliam na proteção das suas próprias vidas.
Infelizmente os acidentes são uma frequente nas vias públicas, bem como nas trilhas para os praticantes do MTB. Os itens de proteção mais importantes para todos os ciclistas são as luzes de sinalização, o capacete, as luvas, óculos entre outros.
Capacete
Os capacetes de bicicletas são leves e, ao mesmo tempo, resistentes. Eles ajudam também na aerodinâmica: os buracos nos capacetes são essenciais na quebra da resistência do ar, melhorando a aerodinâmica da bicicleta.
Luvas
As luvas fazem parte de um importante e completo kit de segurança contra acidentes de bicicleta. As luvas protegem a pele das mãos quando você cai. O acolchoamento e material das luvas evita que ao usar as mãos para se proteger de uma queda, você tenha as mãos arranhadas ou machucadas.
Luzes e sinais sonoros para bicicletas
Não há nenhum substituto no quesito segurança para luzes ativas, se você andar de bicicleta depois de escurecer. Nenhum dispositivo reflexivo ou material pode alcançar a visibilidade que as luzes elétricas podem alcançar. Uma luz traseira abaixo do banco, duas luzes laterais nos guidões, e uma luz frontal de farol são o que você precisa para sua visibilidade e segurança. Não se esqueça também de uma buzina ou sino, para chamar a atenção dos mais desavisados nos seus passeios.
Óculos
Uns óculos adequados à prática desportiva podem também revelar-se um equipamento de grande valor para o ciclista, já que tornam a sua utilização mais confortável e o protegem não só dos raios solares, como também de agressões ambientais como poeiras e insetos.
Fonte
Extraído de www.carrodegaragem.com/equipamentos-seguranca-andar-bicicleta/ em 02 de março de 2021
Extraído de pedalada.com/artigos/6-equipamentos-basicos-indispensaveis-para-praticar-ciclismo em 02 de março de 2021