O Reino Unido está se preparando para se tornar o primeiro país a administrar a vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 esta semana, deixando-a disponível em um primeiro momento em hospitais antes de distribuí-la para clínicas médicas, afirmou o governo neste domingo, segundo a Agência Reuters.
As primeiras doses vão ser disponibilizadas pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS, sigla em inglês) priorizando a vacinação de maiores de 80 anos, funcionários de saúde na linha de frente e funcionários e moradores de casas de repouso.
A estimativa do governo é que nesta terça-feira dia 08 tenha início a vacinação em larga escala. O Reino Unido fez o pedido de 40 milhões de doses da vacina. Esse total será suficiente para imunizar 20 milhões de pessoas, já que cada indivíduo tem que tomar duas doses da vacina.
A vacinação será realizada em grandes espaços adaptados para esse fim. A imunização será feita em Estádios de Futebol e em Centro de Convenções e obrigará o governo e a Pfzer/BioNTech a vencer o desafio logístico de manter a vacina a uma temperatura mínima de -70º C.