Benefícios de exercícios Físicos na terceira idade

São Vários os benefícios da atividade física nesse grupo etário, sejam saudáveis ou com patologia. O que devemos ter em mente é a maneira mais adequada para orientarmos esses exercícios, para que não ocorram esforço acima da capacidade de cada idoso.
As atividades físicas aeróbicas regulares, possibilitaram melhora significativa na aptidão física, e na resistência aeróbica. Idosos sedentários apresentam alterações muito mais evidentes no consumo de oxigênio, em consequência do condicionamento.
Idosos cardiopatas após programa de atividade física coordenado por profissional habilitado, percebe-se um significativo incremento do VO2 máximo, demonstrando que nessa faixa etária é necessário um tempo mais prolongado para que ocorram as modificações no organismo, que resultem em melhora da capacidade. Com relação à pressão arterial, estudiosos afirmam que o treinamento com exercícios de baixa intensidade, em indivíduos com média de idade de 64 anos, ocorrem a diminuição significativa dos níveis tensionais sanguíneos. Esses achados tornam-se mais intensos quando associados à redução do peso corporal e uma dieta balanceada e coordenada.
Os exercícios ajudam a melhorar os reflexos osteoarticulares dos idosos, bem como retardar a progressão da osteoporose, principalmente em mulheres (associados a orientações alimentares e os raios solares da manhã).
As vantagens não se restringem apenas à parte orgânica, ocorrem também efeitos positivos psicológicos, como aumento da autoestima, confiança, o que permite maior integração desse grupo na sociedade. Muitas vezes nos vemos diante de um idoso com importante restrição física, associada a doença coronária importante, o que praticamente não permite a realização nem de pequenos esforços; porém, só o fato de dar caminhadas lentamente, mesmo sem melhora da aptidão física, fazer exercícios para aumentar o tônus de membros e conviver com um grupo que transmite mensagens positivas, permite maior integração desse indivíduo com o meio, como também a realização de tarefa que atendem a funcionalidade ativa para a faixa etária.

Por Professor Maurílio Barbosa – CREF:2043-G/PE
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s