Em todo o país é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física, no dia 1º de Setembro. Essa data é voltada para a valorização e entendimento das várias modalidades que englobam a profissão. Em 1998 a Lei Federal nº 9696, em 1º de setembro, regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física, e por “coincidência” comemora-se nessa data o Dia do Profissional desta área.
A área é uma das que mais crescem no país. Seu campo de atuação tem um muito vasto e para o Conselho Federal de Educação Física, é reconhecido como Profissional de Educação Física todo aquele que estudou e se qualificou nas seguintes denominações: ginástica laboral, esportes e até mesmo em áreas recreativas. Porém há uma distinção entre o profissional com Licenciatura que atua somente na Educação Básica, e o Bacharel possibilitado em outras não relacionadas ao ensino como Personal Trainer entre outras.
É fundamental que tanto em escolas, academias e preparação físicas de atletas profissionais ter um profissional de Educação Física devidamente registrado acompanhando as atividades realizadas, com a finalidade de que as mesmas estão sendo realizadas de maneira adequadas.
Nas Universidades os futuros profissionais da área além de estudarem as diversas práticas esportivas tem também matérias de como funcionam o corpo tais como: fisiologia, anatomia humana, bioquímica, biofísica e comportamento motor.
Então antes de começar suas atividades físicas o Profissional de Educação Física deve ser procurado e o orientará de forma segura e qual o melhor treinamento para lhe ajudar a ter uma melhor saúde e qualidade de vida.