A importância da pratica esportiva

As pessoas buscam praticar exercícios físicos visando a melhoria estética, porem o que muitos não sabem é que ao fazê-los melhoram também a sua saúde. Eles feitos com regularidade são um poderoso aliado na prevenção de doenças melhorando o aumento da capacidade respiratória, circulatória e da densidade óssea, além de aliviar os índices de estresse e ansiedade, contribuir com a criatividade e a memória, bem como promover a elevação da autoconfiança e da autoestima.

Quando estamos no contexto da prática de exercícios físicos interagimos com outras pessoas e dessa interação surgem amizades e a socialização. Potencializa os sentidos de liderança, disciplina, comprometimento, responsabilidade e determinação.

Agora que você já sabe disso tenha calme e não vá saindo por aí fazendo todo o tipo de atividade física. O primeiro passo é descobrir uma atividade alinhada com seu perfil, para que não se torne monótona e você venha a perder o interesse pela pratica esportiva. Você pode até participar de competições e ganhar medalhas e troféus, contudo lembre-se que atividade é para melhorar sua saúde. Porém, atente para não fazer da busca pela excelência um fim em si mesmo, ou o prazer poderá dar lugar à angústia e à frustração. Essa é uma atribuição para esportistas profissionais.

O condicionamento do corpo pode ser realizado em academias, em casa ou em áreas públicas. Você pode optar por atividades aeróbias (corrida, bicicleta, esteira), aquáticas (natação, hidromassagem), de resistência muscular (musculação) ou para flexibilidade (alongamento, ioga).

Prefira horários com menor tráfego, áreas arborizadas quando disponíveis ou deixe para se exercitar em uma academia ou em casa. Fuja também do calor excessivo, para não sofrer desidratação: beba água e utilize roupas leves que facilitem a transpiração, bem como calçados adequados. E em tempos de Pandemia procure um distanciamento e use máscara para executar seus exercícios físicos em locais de grande aglomeração e circulação de pessoas.

Procure manter uma regularidade na prática das atividades. O ideal seriam 30 minutos diários de atividade. Contudo, você pode optar pela prática duas ou três vezes por semana. Lembre-se de que você deve buscar uma orientação individual com um médico.

Seja paciente com seu corpo, ouça sua respiração e monitore sua frequência cardíaca. Além disso, faça uma avaliação cardiovascular, respiratória e ortopédica antes de iniciar qualquer atividade física, incluindo um teste ergométrico conduzido por um cardiologista habilitado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s